Por conta da situação de isolamento social, ocasionada pela pandemia do Coronavírus, as agências do INSS de todo o país estão fechadas desde o dia 19 de março. Ou seja, as perícias médicas presenciais estão suspensas. Porém, a fim de garantir assistência aos seus beneficiários, o INSS se comprometeu a realizar perícias de forma indireta para quem necessita solicitar o Auxílio Doença. A apresentação dos atestados médicos será feita online, via o portal: “Meu INSS”.
Como será realizada a perícia médica indireta?
Todos os laudos médicos e documentos para solicitação do Auxílio Doença deverão ser anexados ao processo através do site “Meu INSS”. Portanto, é importante que o perito do INSS consiga perceber, por meio do laudo, a necessidade do afastamento previdenciário. O inconveniente no momento é que o sistema do Meu INSS ainda não está adaptado para receber os documentos. Esta situação pode gerar grande transtorno e insegurança entre os segurados, uma vez que pode demorar um pouco para que o sistema esteja funcionando bem e com plena capacidade. Porém, se você não pode aguardar a implantação das medidas de melhoria do sistema, a saída é propor uma ação judicial para que o INSS análise imediatamente o seu requerimento.
Que medidas você pode tomar se o benefício for negado ou não for prorrogado?
Você poderá também, com auxílio de um advogado, propor ação judicial requerendo a concessão do benefício em questão ou seu restabelecimento, quando não deferido o pedido de prorrogação. Nesse caso, há mais chances de êxito, uma vez que a perícia será realizada com um médico especialista na enfermidade. Além disso, com ação judicial, você pode receber os atrasados desde a data de entrada do requerimento no INSS. Se você tem dificuldade em acessar o “Meu INSS” ou está com algum problema que necessita do auxílio de nossos advogados, entre em contato conosco.