Vocês já pensaram na importância que os nossos documentos pessoais têm em nossas vidas?
Os documentos dizem quem somos, registram nossas vidas profissionais e registram até nossas andanças pelo mundo.
Mesmo sabendo da relevância que os documentos têm em nossas vidas, muitas pessoas negligenciam os cuidados que deveriam ter com eles.
Não são raros os casos de extravio de documentos, documentos danificados pela água, pelo tempo, por crianças e animais de estimação; documentos com páginas faltantes; documentos vencidos; ausência de comprovantes de pagamento de Guias.
A falta de documentação ou o péssimo estado de conservação da mesma atrasa o ajuizamento, o andamento dos processos e às vezes até impede a pessoa de ter acesso a um benefício previdenciário em menos tempo e/ou com um melhor valor.
Não foram poucas as situações em que, em razão de extravio, demoramos para ajuizar uma ação aguardando a emissão de uma segunda via de documentos. E Lembrando que a demora no ajuizamento de ações pode levar, inclusive a perda de um direito indiscutível, em razão da decadência e a prescrição.
Pensando nas dores de cabeça que a falta de documentação pode causar, elaboramos, com ajuda da expert em Organização Pessoal, Ana Ribeiro, da AR Organização, um guia de dicas para melhor organizar e conservar sua documentação.